segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Inteligência Competitiva é ...

Blog Alfredo Passos

Inteligência Competitiva é uma ferramenta estratégica que permite à alta gerência melhorar sua competitividade, identificando as principais forças propulsoras e prevendo os futuros rumos do mercado (Kahaner, 1996).
É o processo pelo qual informações de múltiplas fontes são coletadas, interpretadas e comunicadas.
A Inteligência Competitiva pode oferecer apoio à tomada de decisões estratégicas, prever oportunidades e riscos, avaliar e acompanhar concorrentes e orientar a implementação eficaz.
É um pensamento, proativo, oportuno e voltado para o futuro (Montgomery & Weinberg, 1998).
Hoje, cada vez mais empresas tentam incorporar alguma forma de IC a sua organização (Tresko, 1999).
Dada a natureza competitiva do mercado, as empresas consideram que há menos espaço para erros.
As consequências da execução de uma estratégia de negócios sem Inteligência Competitiva acionável são graves (Bernhardt, 1994).
Apesar da reconhecida significância da IC em uma organização, pouca pesquisa tem sido feita para demonstrar como obter um processo de Inteligência Competitiva eficaz (Rose, 1999).
Fonte: Inteligência Competitiva na prática: técnicas e práticas bem-sucedidas para conquistar mercados. John E. Prescott e Stephen H. Miller. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário