terça-feira, 10 de abril de 2012

Dilma diz a Obama que política monetária dos EUA prejudica emergentes

Alex Ribeiro
Valor

WASHINGTON – A presidente Dilma Rousseff cobrou os países desenvolvidos pelos efeitos de suas políticas monetárias nas economias emergentes, em pronunciamento feito logo após reunião com o presidente norte-americano, Barack Obama. Segundo ela, a expansão monetária promovida por essas nações estaria comprometendo o crescimento dos países emergentes. “Nós manifestamos ao presidente (Obama) a preocupação do Brasil com a expansão monetária dos países ricos”, disse Dilma.

Dilma afirmou que está preocupada especialmente com os países que usam instrumentos monetários para estimular suas economias, mas ao mesmo tempo têm superávit fiscal. Ela cobrou desses países políticas fiscais expansionistas baseadas em investimentos para recuperar a atividade econômica.

O recado de Dilma foi direcionado aos EUA, cujo banco central promove uma política monetária expansionista sem precedentes na história, mas também à Alemanha, que tem resistido a pressões de países emergentes para adotar uma política fiscal mais ativa.

O tema cambial também será discutido, segundo Dilma, na reunião de cúpula das Américas, que ocorrerá a partir de sexta-feira, em Cartagena, na Colômbia. Segundo ela, outros países da região também são prejudicados com a apreciação de suas moedas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário