segunda-feira, 26 de maio de 2014

Estudo mostra potencial no setor de tecnologia



A publicação do Projeto Portadores de Futuro para o Ceará será lançada hoje na Fiec. O levantamento aponta as potencialidades e os gargalos para a o setor industrial em cada uma das sete mesorregiões do Estado

Antenas de telefonia: comunicação é um dos potenciais na RMF


Um estudo realizado pelo Instituto de Desenvolvimento  Industrial   do  Ceará    (Indi) da   Federação  das indústrias do Estado do Ceará (Fiec) aponta as áreas de biotecnologia e de saúde como alguns dos setores industriais com maior potencial de crescimento no Estado para os próximos anos..

“As universidades do Ceará têm um bom número de pesquisas na área de biotecnologia, mas ainda existe dificuldade para conscientizar a iniciativa privada a aplicar essas pesquisas na indústria agroalimentar ou de saúde humana. É um setor ainda incipiente, mas com um grande potencial de crescimento”, diz o economista Guilherme Muchale, coordenador do núcleo de inteligência industrial do Indi.

A publicação do, intitulado Projeto Portadores do Futuro para o Ceará, serão lançados na noite de hoje na Casa da Indústria. O material identificou setores e áreas promissoras para cada uma das sete mesorregiões do Estado.

Segundo Muchale, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) ocupa uma posição diferenciada pela proximidade com a academia e pela maior facilidade de criação de negócios. O estudo aponta a área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como uma das principais potencialidades da RMF.

No Interior, o coordenador do Indi destaca o potencial da mesorregião dos Sertões por estarem recebendo dois campi da Universidade Federal do Ceará (UFC), com cursos voltados para Sistemas de Informação e Ciências da Computação, em Crateús, e de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, em Russas.

O estudo aponta do setor de energia como uma das potencialidades da mesorregião. Já a área de biotecnologia é uma das potencialidades da mesorregião Noroeste, na qual está situado o município de Sobral.

Gargalos

Uma das vertentes do estudo é a identificação de gargalos que dificultam o desenvolvimento do Estado entre os quais Muchale destaca, principalmente no Interior, infraestrutura e educação. “A questão educacional e o fornecimento de serviços básicos são condições fundamentais, porque quando um executivo pensa em criar uma filial em uma cidade, ele vai levar em consideração se ali tem escola particular para os seus filhos, ou se tem um bom hospital. Então não adianta ter apenas incentivos fiscais”.

Além de potencialidades não exploradas, o estudo destaca as oportunidades de setores já instalados como o da agroindústria e do turismo, “que é uma área estratégica para o setor industrial”, diz Muchale. “A ideia é pensar o Ceará para 2025”.

SERVIÇO

Lançamento da publicação do Projeto Portadores de Futuro para o Ceará

Quando: Hoje às 18h
Onde: Casa da Indústria (Av. Barão de Studart, 1980)

Fonte: O Povo
Disponível em: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2014/05/26/noticiasjornaleconomia,3256417/estudo-mostra-potencial-no-setor-de-tecnologia.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário