terça-feira, 21 de junho de 2016

Kroton melhora oferta pela Estácio

SÃO PAULO - (Atualizada às 8h55) A Kroton anunciou nesta terça-feira, em fato relevante, a elevação dos termos iniciais da proposta para aquisição da rival Estácio, apresentada em 2 de junho. 

Em carta enviada ontem ao presidente do conselho de administração da Estácio Participações, a companhia elevou a proporção de troca de papéis de 0,977 para 1,25 ação da Kroton para cada papel da Estácio. A nova relação de troca ofertada representa um prêmio de 27,9% sobre a primeira proposta da Kroton.

Tomando por base o preço de fechamento dos papéis da Kroton ontem, a proposta equivale a R$ 16,41 por ação da Estácio, um prêmio de 48,1% sobre o preço de fechamento das ações da Estácio em 1º de junho, último dia de negociações antes do início das tratativas da fusão. 

Na nova proposta tem caráter vinculante e prevê incorporação da totalidade das ações. Os acionistas da Estácio teriam 19,2% de participação na Kroton, com os demais 80,8% detidos pela própria Kroton. Na oferta anterior, as fatias eram de 15,7% e 84,3%, respectivamente.

A relação de troca, diz o comunicado, poderá vir a ser ajustada por: quaisquer desdobramentos, grupamentos, bonificações e emissões de ações eventualmente ocorridos em relação às companhias; quaisquer outros eventos fora do curso normal dos negócios de ambas as companhias a partir da presente data; outros eventos a serem acordados entre as empresas. 

“A administração da Kroton está bastante empenhada em viabilizar a combinação das operações das companhias, em termos e condições aceitáveis às partes e que sejam favoráveis às duas empresas e aos stakeholders envolvidos”, indicou Rodrigo Galindo, presidente da Kroton Educacional, no documento.

“Enfatizamos que, no nosso entendimento, a operação possui um forte racional estratégico em razão da alta complementaridade geográfica, do amplo potencial de sinergias e de ganhos de eficiência, e em especial, do fortalecimento dos investimentos na qualidade dos seus serviços educacionais.” 

A Kroton diz ainda estar convencida de que esta é a “melhor combinação estratégica possível” e traria relevantes benefícios para os negócios, alunos, acionistas e demais ‘stakeholders’.

A nova proposta tem validade até 30 de junho. Exceto se “expressamente prorrogada” pela administração da Kroton, a proposta será automaticamente revogada após tal data, diz o aviso. “Entendemos que velocidade e zelo são elementos cruciais para a realização da operação, tornando imperativo que a conclusão das negociações entre as companhias se dê na brevidade necessária, contando com o empenho das respectivas administrações, seus assessores e demais profissionais que devam participar da estruturação e viabilização da operação”, diz Galindo no fato relevante.

A Kroton afirmou ainda que os parâmetros da nova proposta foram baseados somente na análise das informações públicas divulgadas pela Estácio e assumem que até a data da possível implementação da operação, “a Estácio conduzirá suas atividades no curso normal de seus negócios, conforme conduzidos até a presente data”. 

A fusão ainda estará sujeita à aprovação dos conselhos de administração e das assembleias de acionistas de ambas as companhias, das autoridades regulatórias e de condições usuais em operações similares.

Resposta

 A Estácio Participações confirmou em fato relevante o recebimento da nova proposta da Kroton para a fusão das operações das duas companhias de educação. Segundo a Estácio, seu conselho de administração, com o apoio do comitê formado para examinar a questão, vai avaliar a proposta e se manifestará “oportunamente nos termos da legislação vigente”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário