Portal HSM
Para relembrar a recente vinda do “guru” ao Brasil, o Portal
HSM traz os principais insights dele, apontados pelo presidente do Grupo
Troiano
Ninguém melhor para compilar os ensinamentos deixados por
Philip Kotler no Special Management Program da HSM do que Jaime Troiano,
presidente do Grupo Troiano de Branding e um dos maiores especialistas em
marketing da atualidade. Foi ele quem comandou as wrap-up sessions do evento,
que aconteceu nos dias 20 e 21 de junho, em São Paulo.
Na ocasião, brincando com o público, Troiano comentou que se
sentia “obeso de tanta informação” e que o grande desafio para todos os
profissionais que ali estavam seria colocar em prática tudo o que lhes fora
transmitido. De fato, os dois dias foram repletos de conceitos, exposições de
casos internacionais e respostas a questionamentos do público.
Para reforçar a apresentação do “pai do marketing”, que na
mesma semana palestrou em Recife, confira alguns pontos importantes destacados
pelo presidente do Grupo Troiano de Branding:
1º Mandamento
Precisamos entender que a comunicação integrada de marketing
é fundamental e desafiadora. O Brasil ainda não tem grandes “maestros” que
saibam integrar essa comunicação de fato.
2º Mandamento
O marketing é essencialmente uma conexão de pessoas com
outras pessoas. Daí vem a força das marcas regionais, do mercado local. Cabe ao
profissional de marketing tornar essas mensagens aplicáveis ao mercado
nacional.
3º Mandamento
É importante entender que as marcas têm raízes, mas que é
preciso preservar o essencial em busca do novo. Isso é inovação de marca.
4º Mandamento
Crie métricas para avaliar sua marca e invista na criação de
modelos capazes de inovar. Faça periodicamente cálculos de valor da marca.
5º Mandamento
O importante para uma empresa não é o que ela faz ou o que
ela vende e sim o porquê ela faz. O propósito é a razão de ser de uma empresa –
engaja pessoas, alinha projetos e gera resultados.
6º Mandamento
Não existe possibilidade de construir qualquer marca forte
se isso não começar dentro de sua empresa. Colaboradores devem estar
convencidos do valor de sua marca, devem estar engajados e serem
multiplicadores dessa valorização.
7º Mandamento
O consumidor não é tão simples quanto parece. Por isso, se
preocupe em conhecê-lo cada vez mais e melhor. Se a sua empresa colabora para
aumentar a autoestima do seu cliente, ele estará cada vez mais próximo de você.
8º Mandamento
Ao realizar uma pesquisa, despreze sempre a primeira
resposta. Estimule a conversa. É importante falar com o consumidor sempre. E a
tecnologia contribui para essa interação.
9º Mandamento
Empresas que olham para a classe C devem saber que ela é
conservadora e tem características próprias. Crie produtos direcionados a esse
público, ao invés de baratear os já existentes.
10º Mandamento
Crie uma plataforma de desenvolvimento de novos produtos sob
a mesma marca. Associe-os à marca e, com isso, agregue valor.
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