domingo, 27 de outubro de 2013

Deputado justifica ampliação da RMF

Para Lula Morais, Trairi Paraipaba, Paracuru e São Luís do Curu têm problemas iguais às cidades metropolitanas 

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) foi ontem à tribuna da Assembleia Legislativa defender o projeto de lei complementar de sua autoria que inclui os municípios de Trairi, São Luís do Curu, Paraipaba e Paracuru na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), matéria que foi apresentada por ele na Casa na última quarta-feira. O parlamentar afirmou que as referidas cidades têm relação direta com a Região.

Lula Morais, que quer incluir quatro cidades na Região Metropolitana, diz que os municípios sofreram impactos na população e na mobilidade urbana FOTO: JL ROSA

A Grande Fortaleza, que conta com mais de 3,5 milhões de habitantes é a sétima do País, é formada atualmente pelos municípios de Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.

Segundo Morais, os quatro municípios já estão recebendo impactos do ponto de vista de mobilidade e população, devido à construção do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e, baseando-se nessas informações, o parlamentar diz ter pesquisado as características e a viabilidade da matéria. "Sabemos que toda a Região Metropolitana foi construída no período logo após a década de 1960, quando houve mudança da população da zona rural para a zona urbana. Hoje, temos aproximadamente 82% da população urbana e 18% rural", afirmou.

Conglomerados

Lula Morais declarou que os municípios de Trairi, São Luís do Curu, Paraipaba e Paracuru têm problemas em comum com os daquelas cidades que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza e tais conglomerados foram constituídos para delinear políticas públicas a fim de trazer soluções para esses locais. Para o deputado, um problema que é presente nas cidades é o parcelamento do solo urbano, pois não há uma interface entre os municípios para discutir tal questão.

O saneamento básico é outro ponto a ser discutido em conjunto com essas localidades. O parlamentar alega que não é concebível que apenas um Município se preocupe com o serviço. O problema da mobilidade urbana é afetado pela quantidade de ônibus que vêm de cidades vizinhas à Capital, impactando a situação local. "Se tivéssemos uma integração temporal entre os municípios, reduziria a quantidade de ônibus que entram dentro de nossa cidade. Maracanaú e Caucaia são cidades que mandam, praticamente, um bairro para dentro de Fortaleza", disse.

Empregos

Em seu projeto, o parlamentar destaca que a Região Metropolitana tem um novo perfil devido às aglomerações urbanas que se formaram em razão de milhares postos de empregos oriundos da construção da Refinaria, da Siderúrgica, da Zona de Processamento de Exportação, da Ampliação do Porto do Pecém e das "centenas de empresas e indústrias que estão sendo implantadas nos municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru e São Luís do Curu".

Ele ressalta ainda que, quando inseridos na Grande Fortaleza, essas cidades passarão a receber benefícios fiscais e econômicos do Governo Federal. O projeto agora está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça e poderá passar pela Comissão de Desenvolvimento Regional para somente depois ir à votação em plenário.


O deputado Professor Teodoro (PSD), em seu pronunciamento, lembrou de um projeto de sua autoria para transformar Sobral e municípios vizinhos em Região Metropolitana, como aconteceu com a Região Metropolitana do Cariri, visto que muitos estudantes e trabalhadores de outras cidades vizinhas a Sobral trabalham e estudam na cidade da região Norte.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário