sábado, 11 de janeiro de 2014

Equipe de Sobral faz viagem técnica aos Estados Unidos

Uma ampla agenda de reuniões, visitas e palestras forma a pauta do prefeito Veveu Arruda na Califórnia

Sobral. O prefeito Clodoveu Arruda (Veveu) se encontra em viagem estratégica aos Estados Unidos buscando parcerias e investimentos para o município. A visita técnica ocorre no Vale do Silício, polo tecnológico no Estado da Califórnia. A missão sobralense acontece em companhia do presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado (Cede), Alexandre Pereira. A visita foi articulada em conjunto com o Gabinete do governador do Estado, Cid Gomes.


Na região do Vale do Silício, situa-se um complexo de empresas de alta tecnologia, que se destaca na produção de circuitos eletrônicos, química fina e informática

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sobral, a previsão inicial é de que a equipe fique uma semana, cumprindo agenda a partir da segunda-feira. Caso necessário, o prazo poderá ser aumentado. A visita foi agendada devido ao interesse que diversas empresas do Vale têm demonstrado no Nordeste, em especial o Ceará, como a TOUR HP Labs, que tem projetos de pesquisa e desenvolvimento em andamento com laboratórios no Estado cearense.

Na HP Labs, Veveu se encontrará com o gerente sênior e cientista da HP, Kyu-Han Kim. Já em negociação com o Ceará se encontra a Apple Brasil, por meio da diretora da Apple Computer Rouzbeh Brumand sobre a oportunidade para networking e discussão de áreas de cooperação conjunta.

Na região do Vale do Silício (Silicon Valley), está situado um complexo de empresas de Alta Tecnologia (High-Tech), que se destaca na produção de circuitos eletrônicos, química fina e informática, tais como Google, Apple, Microsoft, Netflix, HP, dentre outras de menor porte que manifestaram o interesse de se instalar no Estado cearense.

Sobral e o Ceará serão apresentados para empresários locais para possíveis estudos de caso de negócios para o Brasil na Stanford University, durante palestra "Estudos de caso de negócios Brasil", moderado pela Stanford Technology Ventures.

Já o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da SolarCity, Shouvik Banerjee, apresentará o modelo de solução inteligente e de negócios para a implantação de indústria Solar em Sobral.

O prefeito Veveu espera atrair essas novas parcerias para sua cidade, uma vez que o município já oferece vantagens comparativas, tais como universidades, centros de educação profissional, hospitais e infraestrutura urbana. Como polo universitário, a cidade possui mais de cinco instituições de Ensino Superior, dentre elas três públicas, e diversos cursos técnicos e superiores nas áreas de Mecatrônica, Mecânica, Engenharia e Computação.

Além deles, há ainda a Lei do Programa do Desenvolvimento Econômico de Sobral (Prodecom), que possibilita acesso a incentivos municipais e financiamentos, impostos, construção civil e montagem industrial, assim como a doação de terrenos com toda a infraestrutura necessária para a implantação de um empreendimento.

Veveu se encontrará também com a Stanford University, Faculty Club Steve Eglash , Universidade de Stanford com participação da Energia Afiliates, além de visitar seu programa de pesquisas em Tecnologia da Informação. Ele estará em reunião com o professor Mike Lyons para discutir possíveis parcerias com Universidades de Stanford e universidades do Ceará.

O ex-secretário adjunto de Energia dos Estados Unidos, Dan Reicher, também está na pauta da agenda, para discussão de Energias Renováveis. Ainda na Stanford, a comitiva brasileira terá a oportunidade de conhecer e interagir com os participantes do Seminário de Energia. Nesse campo, Veveu se encontrará também com Ali Salehpour da Applied Materials, que é a maior fabricante mundial de equipamentos de energia solar, e está investindo em energia e materiais limpos.

O Google também entra na programação, tendo uma reunião marcada com a diretora Michelle Kiernen, conversando com os brasileiros sobre cidades inteligentes e WiFi.

JÉSSYCA RODRIGUES
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário